img3
Comece a correr

A magia de começar a correr

Por que tanta gente corre? O que motiva milhares de pessoas a participar de treinos diários e provas duríssimas? É simples. Correr é um dos esportes mais fantásticos e agradáveis a se praticar, além de ser barato e muito saudável .

Ao correr, você também tem a oportunidade de respirar ar fresco e curtir a paisagem, sem falar na realização pessoal. A corrida é uma ótima prática para manter a forma e ganhar condicionamento físico. O esporte melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do organismo como um todo. Para isso bastam um bom par de tênis, uma roupa confortável e um check-up médico.

Na verdade, para começar qualquer atividade física é preciso checar se está tudo bem com o coração, os pulmões, as articulações e os níveis de glicose, gordura, entre outros exames de sangue.

Portanto, falta de tempo não é desculpa para ficar parado. Com 20 minutos livres é possível começar a correr, melhorar a saúde e ainda queimar calorias. Eu comecei a correr devagar, na esteira, depois passei a correr nas ruas, sempre acompanhada de um profissional de educação física.

Abaixo um programinha feito pelo personal trainer Vagner Amado criado para iniciantes (o ideal é praticar de três vezes a cinco vezes por semana):

Primeira semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 1 minuto de corrida e 2 minutos de caminhada (faça quatro séries)

Segunda semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 2 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça quatro séries)

Terceira semana: Comece com 5 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 4 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça três séries)

Quarta semana: Comece com 2 minutos de caminhada para aquecer. Depois, alterne 5 minutos de corrida e 1 minuto de caminhada (faça três séries)

A partir da quarta semana, você pode aumentar o tempo para meia hora ou tentar aproveitar os 20 minutos para correr, sempre aquecendo antes. Então, nada de desânimo e boa corrida.

Fonte: Redação Correndo a Mil e Site Bem Leve