Dicas

Cuidados especiais com seu joelho

Você já deve ter ouvido casos de amigos ou parentes, que tem problemas nas articulações dos joelhos... Talvez aqueles jogos de futebol aos finais de semana, uma torção por distração enquanto caminhava, mas o mais comum entre os que se queixam de dores nos joelhos está o excesso de peso que esses joelhos têm que suportar, pois o individuo insiste em forçá-los em atividades que os submetam a impactos ou outros esforços incompatíveis as suas condições físicas.

Um erro comum é iniciar um programa de atividades física, sem a devida orientação de um profissional de educação física e em muitos casos, nós profissionais, vemos pessoas se prejudicando ainda mais com exercícios incoerentes e nocivos ao quadro ortopédico apresentado, sem desconfiar que podem “estar caminhando” para agravar ainda mais uma situação que precisa ser observada com mais bom senso. Pense comigo: se o problema está nos joelhos devido ao excesso de peso, o mais estratégico e seguro é preservá-los e encontrar uma atividade que os proteja, usando outras partes do corpo para queimar calorias a fim de diminuir o peso extra, sobrecarregando menos os joelhos e paralelamente a isso realizando um trabalho de fortalecimento muscular localizado para que haja uma recuperação mais completa do quadro.

Portanto, use bom senso ao cuidar do corpo, consulte um profissional de educação física, é muito mais seguro e eficaz, há sempre um programa de treinamento indicado para alcançar seus objetivos e desenvolvido particularmente para você.

Bom treino!

 

Colaboração: Tarcisio Campestrin é Assessor Esportivo e atua com sua equipe nas áreas de Corporate Fitness e desenvolvimento de projetos de espaços voltados à atividade física.

Copyright @ Correndo a Mil - 2013

Todos os direitos reservados

Webcomtexto
feedaback