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(20/10/2016) 7 dicas para melhorar o desempenho no treino de corrida

Por: Portal Terra

Para correr, você não precisa ser um superatleta. Basta uma boa porção de "força de vontade". Na medida em que você começa a praticar corrida, já se torna um ótimo vício diário, e a tendência é melhorar, a cada dia, o desempenho nos treinos. 
 
O fato de ser uma atividade que, aos olhos de muitos, parece simples, na realidade não é tão simples assim. Como qualquer outra atividade, correr exige alguns cuidados especiais que influenciam diretamente na qualidade e segurança do seu treino.
 
1 - Se preparando para correr 
É óbvio que já sabemos que não devemos usar roupas pesadas para o treino. Para correr, é preciso vestir uma roupa bem leve, tênis confortável e ter muita disposição. Além disso, uma dica importante é usar meias de compressão durante o treino; isso mesmo, a famosa meia ¾ que os jogadores de futebol costumam usar.
 
Uma ótima opção para quem ainda não conhece, são as marcas de meia Sigvaris e Meia Kendall. As meias ajudam a evitar problemas circulatórios e, consequentemente, auxiliam no desempenho do treino e na recuperação muscular.
 
2 - Alongamento 
Um bom alongamento antes de iniciar a corrida é fundamental para manter a qualidade do seu treino. Após os treinos, faça novamente o alongamento para evitar dores musculares.
 
3 - Respiração 
Se trabalhar a respiração de forma correta, ou seja, pelo abdômen e não pelo tórax, já perceberá uma grande diferença no resultado do seu treino, pois quanto melhor respirar, mais fôlego terá para manter o ritmo do treino.
 
4 - Corra regularmente 
Manter a rotina de treinos ajuda a melhorar a sua disposição cotidiana, melhora os problemas respiratórios e cardiovasculares, além de dobrar o seu desempenho nos treinos posteriores, pois você ganha cada dia mais resistência física e respiratória.
 
5 - Evite bebidas alcóolicas 
Para manter a qualidade do treino, é fundamental evitar bebidas alcoólicas ao menos 24 horas antes da atividade, pois o excesso de álcool no organismo prejudica as funções metabólicas e fisiológicas do corpo, prejudicando seu desempenho na corrida, além de trazer riscos de desidratação e lesões musculares.
 
6 - Hidrate-se 
É obrigatório beber água antes, durante e após o treino, porém, vale ressaltar que não deve exagerar na quantidade antes do treino. O ideal é beber entre 300ml e 500ml antes do treino, pois o excesso de água pode provocar câimbras musculares.
 
7 - Pratique exercícios complementares 
Se você tiver oportunidade de fazer musculação, é ótimo para fortalecer a musculatura do corpo e criar mais resistência física. Mas, se não tiver tempo de fazer uma academia, não é desculpa para deixar de fazer exercícios complementares. Já que está na rua, escolha uma boa escada para subir por algumas vezes. Isso ajuda a construir força nos membros inferiores. Pular corda e andar de bicicleta também são exercícios que ajudam e refletem diretamente nos resultados dos treinos de corrida.

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