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(21/04/2015) Benefícios da natação para quem corre

Por: Olavo Guerra - The Finisher

Uma das melhores formas de trabalhar a capacidade cardiovascular e recuperar os músculos mais utilizados durante a corrida é a natação. O esporte na água é uma ferramenta que ajuda no desenvolvimento do condicionamento físico do atleta e pode ser incluído na rotina semanal de treinamentos.
 
De acordo com o treinador de triathlon da Quark, Anderson O. Silva, o trabalho na piscina pode ser realizado de uma a duas vezes por semana. “Os treinos devem ser rodagens leves, com e sem o material de auxílio (pés de pato, palmatória, flutuadores, entre outros)”, afirma o especialista. “As distâncias podem ser curtas, priorizando a técnica da natação, ou a pessoa pode investir em uma variação de estímulos, como volume e intensidade”, completa.
 
Os atletas precisam ter alguns cuidados apenas para não se sobrecarregarem. “Exagerar no uso dos materiais, como o pé de pato, podem gerar cãibras, por exemplo. Além disso, extrapolar nas distâncias ou na intensidade também pode atrapalhar”, lembra Silva. “Lembre-se que o foco é a corrida, portanto, não se empolgue em tiros e séries muito longas. O corpo é um só e temos que preservar a recuperação do sistema em geral.”
 
Por último, ele fala sobre a importância de um acompanhamento profissional. “Ao contar com o apoio de um professor, ficará mais fácil encaixar esses treinos na piscina ao longo da semana. Desta forma, não haverá sobrecargas e o organismo estará pronto para render o máximo na hora da prova.”

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