Notícias

(30/09/2014) Como acelerar a recuperação depois de correr uma meia ou uma maratona?

Por: Gustavo Luz

tonireavis.com

Você tem muito pouco a ganhar acelerando a volta aos treinos depois da prova, já que nesse período o risco de se machucar por causa disso é alto. Talvez a estratégia de dois ou três dias sem correr para os corredores dos 21km e de quatro a seis dias para os da maratona seja uma boa, você pode se permitir isso. Mas se ainda estiver sentindo dores agudas ou estiver mancando para andar, descanse mais. A maioria dos melhores atletas dessas distâncias tiram dias de folga depois das provas.
 
Passar esse tempo sem correr pode até ser um período de inspiração para voltar com carga total e aguentar as semanas de treinos duros para o seu próximo desafio. E não é só descansar o seu corpo, mas a sua cabeça também. E nada daquela paranoia de que vai perder condicionamento e tal. Não vai, no momento o corpo precisa de descanso, não de treino.
 
Se puder, experimente voltar com alguma outra atividade, como por exemplo, natação, musculação, caminhada ou ciclismo. Elas aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos desgastados das pernas (principalmente quadríceps e panturrilha), o que é ótimo para a sua situação no momento, pois aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes que passam por eles, e isso pode levar a uma recuperação mais rápida do que não treinar nada. Mas claro, elas devem ser feitas de forma confortável, é importante entender que esses estímulos têm o objetivo de ajudar na cicatrização da musculatura.
 
Se você não tem a possibilidade de praticar alguma outra atividade e quer apenas correr mesmo, uma boa estratégia para não passar do ponto muito cedo nessa volta é se basear na frequência cardíaca (FC). Fique ali na casa dos 50 a 65% da frequência máxima nos primeiros treinos. E você pode usar essa estratégia nos dias de treino de recuperação da sua planilha, talvez isso o ajude a não ir tão rápido nos importantes dias de treinos leves.
 
Geralmente os corredores acham que estão totalmente recuperados de uma prova dessas antes de realmente estarem. Isso é pesquisa científica, então leve isso em consideração na hora de decidir quando começar a voltar ao ritmo normal. Se pensa em fazer poucas e boas provas, talvez você esteja recuperado mesmo de uma meia só depois de 14 ou 15 dias. E provavelmente o dobro disso para a maratona.
 
Fonte: Gustavo Luz Távora (Eu Atleta)
 

Comentários

Copyright @ Correndo a Mil - 2013

Todos os direitos reservados

Webcomtexto
feedaback