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(05/09/2014) Do melhor horário à distância ideal: 15 dicas para uma boa caminhada

Por: IG Saúde

Reprodução internet

Caminhar com regularidade pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a depressão; mas é preciso 'andar direito'

A caminhada é o exercício mais fácil de se fazer. E, ao contrário do que muita gente pensa, ela traz sim muitos benefícios à saúde, principalmente para o coração, por ser uma atividade aeróbica.

De baixo impacto, ela costuma ser a eleita para quem tem problemas nas articulações, bem como para aqueles com idade mais avançada. A simples regularidade em manter essa atividade física já tem poderes de reduzir a pressão arterial, proteger contra o diabetes, afastar a chegada da osteoporose, aumentar a capacidade pulmonar e até mesmo é eficaz para diminuir sintomas da depressão

.Veja 15 dicas para uma boa caminhada:

1-A distância inicial deve ser de mais ou menos 1,5km percorridos em 15 minutos

2-Os melhores horários para uma caminhada são antes das 10h e depois das 17h, horário em que o sol não está forte.

3-Como qualquer exercício, escolha um local em que o ar está com boa qualidade. Fuja de locais poluídos

4-É bom manter os braços relaxados, mas com movimentos sincronizados

5-Estabeleça uma frequência de no mínimo 3 vezes por semana, em dias intercalados.

6-Arrume uma companhia para a caminhada, e permita-se conversar sobre assuntos descontraídos

7-O melhor solo para uma caminhada é aquele que é macio.

8-É importante manter uma boa postura, com o abdômen contraído

9-Escolha um tênis macio e próprio para caminhadas

10-Use roupas leves e claras - são mais confortáveis

11-Procure dar passos largos, mas sem acelerar o ritmo da caminhada.

12-Observe a paisagem e converse descontraidamente, mas sem perder o ritmo da caminhada

13-Para a caminhada não é preciso fazer aquecimento antes de começar.

14-Mantenha a frequência cardíaca entre 70%a 85% da Frequência Cardíaca Máxima

15-Só passe para o jogging (corrida em trote lento) ou corrida quando já estiver bem condicionado.

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