Notícias

(23/09/2014) Novo projeto de ciclovia promete redesenhar contorno da Av. Paulista

Por: Marina Pinhoni

Divulgação

Paulista: ao contrário da ciclofaixa temporária, nova ciclovia será instalada no canteiro central

O novo projeto de ciclovia apresentado pela Prefeitura de São Paulo promete redesenhar os contornos da Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade.

Muito aguardado pelos que usuários de bicicletas, o eixo de 3,8 quilômetros está previsto para ser entregue até junho de 2015 e custará 15 milhões de reais.

A medida faz parte da meta do governo de ampliar a rede de ciclovias da metrópole para 400 quilômetros até 2016.

Segundo o projeto, a região também ganhará outras ciclovias em ruas como Pamplona, Haddock Lobo, Frei Caneca e Bela Cintra; que ficam no entorno da Paulista. Nessas áreas, as obras devem começar ainda neste ano.

Canteiro central

Visando agradar a gregos e troianos, a faixa exclusiva será construída no canteiro central da Av. Paulista, sem diminuir o número de faixas utilizadas hoje por carros e ônibus. Para isso, a obra prevê o alargamento do canteiro central em 50 centímetros (25 de cada lado).

No entanto, durante os seis meses de construção - de janeiro a junho de 2015 -, uma faixa de carros em cada sentido será interditada.

Entre as alterações também estão: a inclusão de grades de proteção em alguns trechos, áreas para a travessia de pedestres e a retirada dos relógios de rua e dos tanques de plantas.

O projeto também prevê adequações na Rua Bernadino de Campos, continuação da Paulista. Para receber o canteiro central, a via terá a fiação enterrada, melhora na iluminação e reforma das calçadas.

Segundo dados atualizados da CET, São Paulo conta hoje com uma malha cicloviária de 129,1 quilômetros, sendo 121,3 km de ciclovias; 3,3 km de ciclofaixas definitivas e 4,5 Km de calçadas compartilhadas no Centro.

Além disso, a cidade conta ainda com 120,8 Km de ciclofaixas de Lazer, que funcionam em dias e horários específicos; e 67,5 km de ciclorrotas, que são vias comuns com sinalização de alerta para motoristas.

Comentários

Copyright @ Correndo a Mil - 2013

Todos os direitos reservados

Webcomtexto
feedaback